Tenha várias versões de Node.js na sua máquina com o NVM

Desenvolvedores em plataforma Node.js precisam em vários momentos montar o ambiente de desenvolvimento para iniciar um novo projeto ou executar algum já existente para ajustes e melhorias. Dependendo da situação o projeto pode ter sido desenvolvido em uma versão Node.js diferente da que está instalada na sua máquina. 

Para esse cenário é importante poder alternar de uma versão para outra sem muita complicação e flexibilidade. O NVM permite instalar diferentes tipos de versão Node.js e alternar de uma para outra. A seguir vou passar instruções de como instalar o NVM e executar operações básicas de instalação de nova versão e mudança de uma para outra.

Segundo o site do projeto: nvm é um gerenciador de versão para Node.js, projetado para ser instalado por usuário e invocado por shell. NVM funciona em qualquer shell compatível com POSIX (sh, dash, ksh, zsh, bash), em particular nestas plataformas: unix, macOS e Windows WSL.

Instalação

Para instalar ou atualizar o nvm, você deve executar o script de instalação. Para fazer isso, você pode baixar e executar o script manualmente ou usar o seguinte comando cURL ou Wget:

curl -o- https://raw.githubusercontent.com/nvm-sh/nvm/v0.38.0/install.sh | bash 

wget -qO- https://raw.githubusercontent.com/nvm-sh/nvm/v0.38.0/install.sh | bash 

Instalação no Windows aqui.

Uso introdutório

O nvm permite que você instale e use rapidamente diferentes versões do Node.js por meio da linha de comando.

Exemplo:

$ nvm use 16

Agora usando node v16.9.1 (npm v7.21.1)

$ node -v

v16.9.1

$ nvm use 14

Agora usando node v14.18.0 (npm v6.14.15)

$ node -v

v14.18.0

$ nvm install 12

Agora usando node v12.22.6 (npm v6.14.5)

$ node -v

v12.22.6


Com isso comando simples como use permite usar uma versão específica, install instalar uma versão nova e list poder listar todas as versões disponíveis. Imagem abaixo mostra um exemplo com o comendo nvm list.



Fonte: https://github.com/nvm-sh/nvm


Comentários