No trabalho fale pouco e ouça mais

Sempre tem aquelas pessoas que estão prontas para fornecer informações sem serem solicitadas ou fornecer a famosa 'palestrinha' sobre assuntos aleatórios que também não foram solicitados. São pessoas desagradáveis pois nem todos estão dispostos a ouvir ou interagir em determinados tipos de assunto. A situação agrava ainda mais quando se trata de fofoca ou de assuntos que são sempre repetitivos. 

Imagina aquela pessoa no ambiente de trabalho falando da sua viagem e enaltecendo constantemente o tal evento. Ou quando fica repetindo sobre a experiência do trabalho anterior contando vantagem o quão experiente é. Ou quando se tem um hobby diferentão que não é de interesse comum e esse hobby é mencionado constantemente a todo instante em que a pessoa tem oportunidade. 

Interagir com as pessoas é importante e ainda mais no meio de trabalho. Porém o 'desconfiômetro', capacidade de desconfiar quando se está sendo demais ou inconveniente, ou tomar o 'simancol', remédio imaginário para 'se mancar' e não ser sem noção e inconveniente, são essenciais para não se tornar uma pessoa desagradável e com isso não ser futuramente tratado com menos consideração ou se transformar em chacota. 

Todos que tomam o 'simancol' sabem que fofoca no trabalho é algo perigoso e extremamente tóxico. Segredo? Sempre que possível evite ouvir e para todo sempre não passe fofoca adiante. Vai ter momentos em que um profissional vai ter acesso, ou vai lhe ser confiado alguma informação confidencial que não deve ser passada a diante. Por exemplo, saber que um colega vai ser desligado e você faz parte ou não do processo para esse desligamento. Passar esse tipo de informação adiante pode quebrar todo um processo de governança e segurança empresarial. Além disso, pode gerar um desconforto ou crise desnecessária. Caso chegue a algum superior que essa informação saiu do profissional a qual foi confiada, ele vai ter sérios problemas e pode perder o emprego também. 

Conclui-se que deve se evitar ser o 'palestrinha' e o fofoqueiro também. Mas não seja o caladão e isolado. Treine escuta ativa, saiba entrar na conversa no momento certo, segure a ansiedade e faça o seu melhor no trabalho. Todo profissional deve treinar sua oratória e sua escuta. Lembre-se que no trabalho poucos são amigos e geral é colega. Então segure as piadinhas, brincadeira e intimidades que não deveriam existir. 

Comentários