O Microsoft Teams entra na corrida do metaverso com avatares 3D e reuniões envolventes


A Microsoft está entrando na corrida para construir um metaverso dentro do Teams, poucos dias depois que o Facebook mudou para Meta em uma tentativa de construir espaços virtuais para consumidores e empresas. A Microsoft está trazendo o Mesh, uma plataforma colaborativa para experiências virtuais, diretamente para o Microsoft Teams no próximo ano. É parte de um grande esforço para combinar a realidade mista da empresa e o trabalho da HoloLens com reuniões e videochamadas das quais qualquer pessoa pode participar graças a avatares animados.

Com o anúncio de hoje, a Microsoft e a Meta parecem estar em rota de colisão para competir fortemente no metaverso, principalmente pelo futuro do trabalho.

O Microsoft Teams obterá novos avatares 3D em um impulso em direção a um ambiente de metaverso, e você não precisará colocar um fone de ouvido de RV para usá-los. Esses avatares podem representar você literalmente em reuniões 2D e 3D, portanto, você pode optar por ter uma versão animada de si mesmo se não estiver com vontade de ligar sua webcam.

A Microsoft usará a IA para ouvir sua voz e, em seguida, animar seu avatar. Se você mudar para uma reunião 3D mais envolvente, essas animações também incluirão levantar as mãos do seu avatar quando você clicar na opção de levantar a mão ou animar um emoji ao redor do seu avatar.

Os espaços imersivos são realmente onde a Microsoft vê essa integração Mesh como sendo mais útil, particularmente em seus esforços para construir um metaverso para as empresas. A Microsoft prevê espaços virtuais dentro do Teams onde as pessoas podem interagir e socializar com jogos ou até mesmo usar aplicativos da Microsoft para colaborar em projetos.

Esses ambientes virtuais obviamente funcionarão melhor com um fone de ouvido VR ou AR, mas estarão abertos para qualquer pessoa em vários dispositivos graças ao trabalho do avatar animado. “Acho que o que realmente separa como a Microsoft está abordando o metaverso e nossas próprias experiências é começar com a experiência humana, então a sensação de presença, falar com alguém, fazer contato visual e as reações serão importantes”, explica Kelly.

A Microsoft está até construindo suporte para tradução e transcrição, para que você possa se reunir em um espaço virtual do Teams com um colega de trabalho de todo o mundo, com menos barreiras de idioma.

A promessa é que o Microsoft Teams poderá começar a usar esses espaços virtuais e avatares no primeiro semestre de 2022. “A meta é que, no primeiro semestre do próximo ano, você possa entrar em um espaço imersivo e então poderá colaborar e usar as ferramentas da Microsoft ”, diz Kelly.

As empresas poderão construir seus próprios espaços virtuais, ou metaversos, dentro das equipes. Isso é algo que a Accenture vem experimentando depois de criar seu próprio campus virtual para os funcionários antes da pandemia. Esse espaço virtual logo se tornou útil, pois a empresa o utilizou para captar novas contratações durante a pandemia.

O impulso da Microsoft para um metaverso dentro do Teams ocorre poucos dias depois que o Facebook mudou para Meta como seu nome de empresa. Meta está trabalhando em conceitos muito semelhantes aos da Microsoft, liderados pela ideia de um avatar digital que o representa em espaços virtuais. A divisão Reality Labs da Meta tem construído hardware e software de consumo, incluindo o fone de ouvido Quest VR, e apresentou sua própria visão de trabalho remoto usando realidade aumentada e virtual no ano passado.

A Microsoft e a Meta irão claramente competir fortemente na era do metaverso. É uma área na qual a Microsoft passou anos investindo, com seu trabalho HoloLens e sua aquisição da AltspaceVR . A Microsoft e a Meta não estão sozinhas, no entanto. Muitas empresas começaram a usar plataformas como a Spatial para oferecer espaços virtuais para eventos, reuniões e oportunidades de networking.

Meta tem bilhões de usuários diários no Facebook e Instagram para alavancar suas ambições de metaverso, e a Microsoft tem milhões de usuários Teams diários e integração com o Office para tentar tornar o metaverso uma realidade para as empresas. A batalha no metaverso pelos seus avatares digitais está apenas começando.

Tradução direta do Site The Verge

Comentários