Google muda as regras de Drive, fotos, Gmail e Youtube

 

A Google mudou as regras de suas principais ferramentas e passa a se preocupar com a monetização do YouTube e com o espaço ocupado com o Drive, Gmail e Fotos. Tudo vai envolver um pouco a compra ou não de pacote e também como os serviços gratuitos são utilizados.

 A companhia não vai oferecer mais espaço ilimitado no Google Fotos restringindo para conta Google o limite de 15 GB. Esse espaço é compartilhado por Gmail, Fotos e Doc (drive). Contas inativas por mais de dois anos (24 meses) terá conteúdo excedente excluído. Essas mudanças  serão realizadas dia 1 de Junho de 2021.

O aviso da gigante de buscas explica: “Após 1 de junho de 2021, se a sua conta estiver inativa ou acima do limite de armazenamento, iremos enviar-lhe lembretes e notificações por e-mail com antecedência e antes da eliminação de qualquer conteúdo”, explica a companhia. “Mesmo que a sua conta esteja inativa ou acima do limite de armazenamento em um ou mais destes serviços e o conteúdo seja eliminado, ainda conseguirá iniciar sessão”, complementa. As regras não se aplicam a consumidores corporativos do G Suite/Workspace.

Já com relação ao YouTube a regra para os não parceiros muda. Canais que não eram monetizados ou que não alcançaram o score mínimo para monetização passam a exibir propagandas e o lucro não vai ser dividido com os criadores. Vai ocorrer de forma diferente com o que é feito com os parceiros em que o lucro é rateado.

Para fazer parte do clube de parceiros o canal deve ter um mínimo de 1.000 inscritos e uma média de 4 mil visualizações constantes nos últimos 12 meses. Se o canal fica abaixo em uma dessas regras o mesmo não pode fazer parte do Programa de Parcerias.

Eu aqui no blog não vi ainda essa regra do YouTube ser aplicada em canais pequenos, mas parece ser o novo plano da companhia em abrir espaço para novos anunciantes. Os insatisfeitos ainda podem tentar se aventurar em outras plataformas como o Facebook Vídeos, Instagram TV, Twitch para Streammers, Vimeo ou Dailymotion. Mesmo com essas alternativas sabemos que nenhuma chegou perto da grande influência e audiência do YouTube que é o segundo maior portal de busca ficando atrás do mesmo dono o Google.

Redação DraddX

Comentários