16 atitudes que te impedem de ficar (muito) rico

Há 80 anos, o jornalista Napoleon Hill escreveu um livro esmiuçando os comportamentos e atitudes que acreditava ser o caminho para alguém ficar rico. Ao estudar mais de 500 milionários - queconstruíram sua própria fortuna - em um período de 20 anos, ele publicou uma obra que se tornou um clássico das finanças pessoais: "Think and Grow Rich" (Pense e Enriqueça). Para além das dicas para se conquistar uma fortuna, Hill também listou quais são os maiores erros que te impedem de ficar rico. O site Business Insider mapeou os mais importantes e os mais comuns em nosso dia a dia. Confira:

Não ter um propósito bem definido
"Não há esperança de sucesso para aquela pessoa que não define um objetivo, um propósito central a ser atingido", escreveu Hill. Se você estiver procurando formas para criar riqueza, comece com uma meta específica para poupar. Em seguida, monte um planejamento financeiro e determine exatamente para onde você quer que esse dinheiro vá. 
Falta de ambição

Você precisa querer ir além da mediocridade, defende o escritor. "Não há esperança para a pessoa que não quer realmente ir para frente na vida  e que não está disposta a pagar um preço por isso". A riqueza não é algo que vem fácil - ao menos na grande maioria dos casos. Hill defende que é preciso ter paciência e persistência. E que um bom começo é investir o quanto antes seu dinheiro.

Deixe os juros trabalharem por você. 
Não se dedicar corretamente à sua educação
Um diploma universitário por si só não basta. Ter conhecimento é ter poder, mas não será útil se você não o aplicar diretamente na sua vida. Hill enfatiza em seu livro: "Educação consiste não apenas em conhecimento, mas em conhecimento efetivamente e persistentemente aplicado. Os homens são pagos não apenas pelo que sabem, mas particularmente por aquilo que fazem com o que sabem". Ou seja, faça do aprender uma prioridade. Não é à toa que muitos dos milionários se definem como "leitores vorazes". 
Falta de disciplina

"A disciplina vem através do autocontrole", escreveu Hill. "Antes de tentar controlar as coisas, controle a você mesmo". Quando se discute formas de ficar rico, a fórmula mais básica é a mais rápida: poupe mais, gaste menos. É um conceito simples, mas gastar menos é algo que realmente exige disciplina. Aprenda a identificar e administrar os gatilhos que te levam a consumir mais.
Não cuidar do corpo

"Nenhuma pessoa pode desfrutar do sucesso sem estar bem de saúde", escreveu Hill. E não é coincidência que muitos milionários reservam um tempo específico em suas agendas para se exercitar. Se você não cuidar do corpo, muitas coisas virão daí: excesso de comida, pensamentos negativos, falta de exercícios. As coisas podem sair do controle mais fácil. Se seu tempo é realmente apertado, comece aos poucos. 

Procrastinação
Hill coloca a procrastinação como uma das causas mais comuns do fracasso. "Muitos de nós é movido na vida pelas nossas falhas, porque nós ficamos esperando o 'tempo certo' para começar a fazer algo que 'valha a pena'. Não espere. Nunca haverá o tal 'tempo certo', diz Hill. O jornalista defende que é preciso começar com as ferramentas que estão disponíveis. Exemplo: quer ficar rico? Pegue um livro de finanças, monte um planejamento financeiro, leia sobre gestão do dinheiro, poupe O segredo é não ficar no "deixa para depois". 

Falta de persistência 
"Muitos de nós são bons em começar algo, mas ruins em finalizar aquilo que iniciaram", escreve Hill. "As pessoas estão propensas a desistir ao primeiro sinal de derrota". Não desista de ir atrás do que você quer. A maioria das pessoas de sucesso lida com o fracasso e com a vitória. "Eu aprendi que não importa quantas vezes você fracasse", já disse o bilionário Mark Cuban. "Você só fica rico uma vez. Eu fui um idiota diversas vezes - mas aprendi muito em todas elas" . 

Negatividade 
"Não há sucesso para aquela pessoa que transmite negatividade", escreveu Hill. "O sucesso vem por meio da aplicação do poder - e o poder é obtido através dos esforços realizados em conjunto com outros. Alguém negativo não induz à cooperação". Deixe suas emoções positivas dominarem. 

Falta de determinação 
"A análise de quem acumulou fortunas mostra que eles têm o hábito de estar sempre prontos para decidir", afirma Hill. Por outro lado, segundo o jornalista, as pessoas que não conseguem acumular uma fortuna - sem exceção - têm o hábito de tomar decisões de forma lenta e de mudá-las com frequência. Determinação é útil não apenas para ficar rico. Afinal, uma decisão errada pode ficar acima de todas as outras. 

Não arriscar
"Quem não se arrisca, geralmente, segue aquilo que outros estão escolhendo ou fazendo", escreve Hill. Ter cuidado demais é tão ruim quanto ser descuidado. Os extremos jogam contra. Quando se pensa na maneira de administrar o dinheiro, sempre vem a dúvida: é melhor guardar da maneira mais segura e evitar riscos? Mas é justamente o investimento que fará você ganhar mais. É apenas uma questão de tentar calcular o risco, usar sua inteligência e começar aos poucos, com valores baixos - como o megainvestidor Warren Buffett costuma dizer.

Andar com as pessoas erradas 
É importante estar cercado de pessoas talentosas e que te façam pensar além - dentro e fora do trabalho. Hill chama isso de grupo "Master Mind". Nós nos tornamos em parte aquilo que são as pessoas com as quais convivemos. 

Fazer apenas o trabalho que você odeia 
"Nenhum homem de sucesso empreendeu justamente naquilo que odiava. Não leve em frente um emprego que te deixe estressado e insatisfeito com a vida. Abandone-o se as circunstâncias são propícias - isso pode ser extremamente gratificante no futuro.  

Falta de paixão 
"Sem entusiasmo você não convencerá ninguém", escreve Hill. "Além do mais, entusiasmo é contagiante e quem emana isso consegue se manter sob o controle  e geralmente é alguém bem vindo". 

Manter a mente fechada
"A pessoa que mantém a mente fechada em qualquer tipo de assunto ou área não vai para frente", diz Hill. A dica é se manter regularmente atualizado em várias frentes, imaginar novas ideias e pensar onde inovar. Os ricos pensam diferente - e, para começar a pensar assim, faça coisas diferentes, exponha-se a outros grupos de pessoas e dê valor a outros tipos de ideia.

Ser desonesto 
"Enquanto pessoas desonestas podem conseguir algumas vitórias no curto prazo, fique tranquilo. Elas não manterão o sucesso de uma forma contínua e não acumularão riqueza", alerta Hill. "Não há esperança para a pessoa que é desonesta por escolha. Cedo ou tarde, vão pegá-la e ela irá pagar com a perda de reputação e, muitas vezes, com a perda da própria liberdade". 

Tentar ficar rico rápido 
Jogar na loteria não é a melhor maneira de ficar rico. Tampouco é especular. "A persistência em apostar na sorte leva milhões à falência", diz Hill. Investimento é para ser pensado como um jogo de longo prazo. 

Comentários