Gimp: Especial Heroes e o Poder de replicagem


.
Clones seus para todos os lados, como Evan, do seriado Heroes
Provavelmente você já conferiu outros tutoriais para o Gimp da série Heroes, como o de congelarusar radioatividade induzida e atravessar objetos sólidos (intangibilidade). Hoje você vai conferir um poder inédito (pelo menos no seriado), o de replicar-se.

O poder

O poder da vez é o de Evan, um personagem que faz parte das Graphic Novels (novelas gráficas) do Heroes, mas ainda não deu as caras no seriado de TV. Esse personagem pode se replicar (ou clonar) várias vezes.

O tutorial

Para iniciar o tutorial, abra as fotos. Você precisará de uma para utilizar como fundo (cenário), e várias outras fotos da mesma pessoa fazendo diversas poses diferentes, como vamos usar nesse tutorial.
Primeiro, com a ferramenta de Laço Poligonal, marque ponto-a-ponto toda a mulher, com calma, para tirá-la deste fundo (que não faz diferença ser branco ou não).
Caso haja algum "buraco" na foto que fique selecionado também, basta excluí-lo utilizando ainda a ferramenta do Laço Poligonal, mas agora segurando a tecla CTRL (sem soltar) e marcando a região. Depois de selecionar corretamente, pressione CTRL + X (para recortar).
Vá para a imagem que será utilizada como fundo e cole a imagem recortada com CTRL + V. A imagem vai aparecer como uma camada flutuante, mas basta clicar para criar uma Nova Camada.
Repita o mesmo processo para todas as suas fotos, recortando-as, colando no fundo e criando uma nova camada para cada uma delas.
Agora é momento de arrumar as fotos de maneira que dê alguma perspectiva. Vamos então mover de lugar, diminuir e/ou aumentar as imagens.
Vamos começar pela imagem da direita. Que tal deixá-la mais para trás? Basta utilizar a ferramenta de Redimensionamento e diminuir o seu tamanho, como mostrado abaixo. Depois, basta ajeitá-la mais para trás.
Você pode fazer isso com todas as suas fotos, bastando redimensionar e mover para dar a impressão de perspectiva.
Agora, para não ficar muito artificial, vamos regular o Brilho e o Contraste das imagens, para que fique o mais próximo possível das tonalidades da foto do fundo.
Ainda dando um tom mais real, vamos agora colocar sombras. Crie uma Nova Camada que fique por cima de todas as outras e, com o pincel preto, pinte as regiões das imagens que você acha que são afetadas pela sombra. Aqui é necessário ter uma leve noção, pois vai depender de foto para foto.
Diminua a opacidade dessa camada de sombras para algo em torno de 30.
Depois, suavize as sombras indo em Filtros > Desfocar > Desfocagem Gaussiana.
Deixe o raio de desfocagem em torno de 5 ou 7 pixels e pressione Ok.
E pronto! Aí está a super-poderosa garota da praia que consegue replicar-se várias vezes!
Que tal tentar você mesmo agora? Tire várias fotos em posições diferentes, duplique-se e se divirta. Até a próxima.

Comentários