O Twitter também tem desvantagens

Eu achei esse artigo na internet. Achei muito instrutivo e ajuda as pessoas a tomas cuidado com o que andam escrevendo por aí.

Segue por Flávia Paluello 26 Março 09 21:30

____________

A grande verdade é que não há só vantagens no Twitter. Há também algumas desvantagens e uma delas é justamente o risco que se corre ao publicar tudo o que vem à mente. Isto pode prejudicar-te mais tarde. É preciso pensar e repensar o que vais escrever naqueles 140 caracteres pelo simples motivo de que a internet tem uma memória de elefante (Google e motores de busca).

Aqui está um caso que mostra como pode ser muito prejudicial uma mensagem mal pensada. Um candidato a uma vaga de emprego escreveu:

“A Cisco acaba de me oferecer um emprego! Agora tenho que pesar ter um salário gordo contra ir todo dia para San Jose e odiar o trabalho”

O tweet chamou a atenção de Tim Levad, da Cisco, que respondeu:

“Quem é o gerente de contratação? Estou certo que ele adoraria saber que você odiará seu trabalho. Nós aqui na Cisco somos versados na internet”

Este é apenas um caso. Muitos são os exemplos que podem ser aqui apresentados, inclusive, alguns portugueses. Ainda mais agora que os tweets podem começar a aparecer mais facilmente nas pesquisas do Google.

Temos de lembrar que a internet é pública e aberta e que tudo o que é publicado fica guardado pelos caches dos motores de busca durante muito tempo. A partir do momento que publicamos o que quer que seja, desde um post no blog, um tweet, e escrevemos nos “murais” das redes sociais, está gravado para sempre (sempre em tempo de internet ).

Para falar a verdade, mesmo quando não somos nós que publicamos, corremos algum risco. O caso extremo é este, do Bono (vocalista do U2) ao lado de “colegas adolescentes” no verão passado na França.

Até mesmo quando nos arrependemos de uma mensagem, há sempre a possibilidade de resgata-la. Uma das ferramentas que consegue resgatar as mensagens apagadas acidentalmente ou não, é o Tweleted. Ainda é muito superficial mas pode ser um dos primeiros a ter em conta.

Por isto lembre-se sempre de que precisa ponderar o que irá escrever.



Comentários