Crie sua distribuição Linux pelo browser

SUSE Studio permite que você crie seu próprio sistema online.

Como o código fonte do sistema operacional é aberto e qualquer pessoa pode modificá-lo, o número de distribuições é enorme. Antigamente, quem quisesse criar uma nova distribuição Linux tinha de estudar muito o sistema de arquivos, funcionamento do kernel, configuração da interface gráfica e sistemas de inicialização.

Esse processo de aprendizagem deu um grande salto com a criação de distribuições supercustomizáveis, como o Gentoo e projetos como o Linux From Scratch, que permite, através de um roteiro muito bem elaborado, a criação de um novo sistema. O passo seguinte foi a criação de instaladores do tipo Live CD, que propiciou o surgimento de aplicativos para customização, antes da instalação no disco. É possível até criar um Live CD a partir de um sistema já instalado.

Agora, com sistemas operacionais rodando pelo browser, nada mais justo que apareçam sites para criar distribuições online. É nessa onda que a Novell embarcou, com o lançamento do SUSE Studio. A idéia não é nova, mas tem um grau de maturidade convincente. É possível até criar um Linux pronto para assumir a função de servidor (appliance). Por exemplo, um LAMP com Wordpress instalado, tendo o OpenSuSE 11.1 como base. Por enquanto, o site do SUSE Studio só permite o registro de usuários convidados.


Postado por - Luiz Henrique dos Santos Cruz - 03/08/2009

fonte:

ZONA LIVRE

Um atalho para o código-fonte aberto

Blog do Luiz Cruz

Comentários