Brlix, um Linux com cara de Windows Vista

Brlix, um Linux com cara de Windows Vista

(Original do blog de Luiz Henrique dos Santos Cruz )



A empresa Epidemus, localizada em Jaraguá do Sul, SC, nasceu de uma iniciativa de estudantes que resolveram criar um Linux customizado, com visual semelhante ao do Windows. O projeto inicial e acadêmico foi o Famelix.

Esse projeto alcançou popularidade impressionante pelo mundo todo, com cerca de 20 milhões de downloads. O sucessor natural do Famelix, após a criação da empresa, também segue o aspecto visual -- ou look and feel, como preferir -- do Windows. Desta vez ele se mostra semelhante ao Windows Vista, com cinco idiomas de instalação: português, inglês, espanhol, alemão e italiano.

Vale mencionar que essa distribuição já atingiu a marca de 190 mil downloads em duas semanas. O motivo é simples: é muito benfeita. Destaca-se a interface que, em muitos aspectos, repete o padrão do Windows Vista. Tudo é, de fato, muito parecido: janelas transparentes, organização do menu principal, pastas do usuário, widgets no desktop, gerenciador de conexões, plug-ins multimídia, boa identificação de hardware e muitas aplicações. O Firefox, por exemplo, já vem com o plug-in Flash instalado, integração com PDF e tradutores.

O Brlix é Indicado para quem está começando no mundo Linux e entra com receio nessa migração. O usuário avançado do pingüim, com certeza, vai estranhar a organização de muitos itens. E, até se acostumar, fatalmente vai recorrer ao terminal.






O download está disponível via site do famelix.

Comentários