Truques do GIMP: Transforme seus amigos em Aliens

Por Fabio Roberto Machado Jordão sexta-feira, 15 de agosto de 2008 
Fonte: http://baixaki.ig.com.br/

A diversão rola solta com as edições de imagem, e com os mais variados efeitos que são possíveis aplicar com o GIMP. Falando em efeito, já imaginou se fosse possível utilizar os efeitos do GIMP para transformar o rosto dos seus amigos em rostos aliens? Realmente é possível fazer isso, e o Baixaki lhe explica detalhadamente o que fazer para pregar aquela peça nos seus amigos. Primeiramente escolha uma foto do seu amigo, de preferência que tenha um bom cenário de fundo, e que mostre nitidamente o rosto dele. Em nosso exemplo utilizamos a foto abaixo.




Após abrir a foto no GIMP, vá até o menu "Filtros", escolha a opção "Distorções" e selecione o filtro "Deformação Interativa...".




A janela do filtro "Deformação Interativa..." é aberta, e agora você deve aprender a utilizar o filtro. Note que ao lado esquerdo você vê a imagem a ser editada, e a direita da janela vê diversas opções de regulagem.




Em "Tipo de Deformação" você só usará três tipos: Mover, Aumentar e Encolher. Para começar a alterar sua foto, selecione o tipo de deformação Mover. O "Raio de deformação" deve ficar em 25 e o "Quanto deformar" deve ficar com o valor 0,20. Após selecionar estes valores, você deve suavemente começar a aplicar a deformação na parte superior da cabeça, e espalhando todos os lados iguais.



Tenha cuidado para não aplicar deformação em excesso, pois não há opção para desfazer o último passo. Após aplicar uma quantia moderada e alargar a cabeça do seu amigo, você agora deverá selecionar em "Tipo de Deformação": Aumentar. Modifique o raio para 70 e mantenha a quantia de deformação. Aplique o filtro agora na mesma região da cabeça: perto da testa e dos olhos.




Para definir melhor a forma da cabeça do seu amigo, você deverá afinar o queixo dele. Portanto modifique o "Tipo de Deformação" para: Encolher. Escolha o raio de 35 e mantenha a quantia de deformação. Aplique agora o filtro na região da boca. Porém não exagere no filtro, pois do contrário ficará muito esquisito.



Neste momento sua imagem deve estar parecida como a exibida abaixo.



Na foto escolhida para nosso teste não foi preciso aumentar os olhos, mas na sua certamente será preciso. Portanto mude o "Tipo de Deformação" para Aumentar e o raio para 25. Agora aplique precisamente sobre os olhos do seu amigo. Se você preferir deformar mais ainda, afine mais o nariz. Agora chegou o momento de editar a cor do seu amigo, para isso, selecione somente a cara dele, utilizando a "Ferramenta de Seleção com a Tesoura". Após isto você deve averiguar: se sua foto é totalmente colorida, ou preto e branco (monocromático). Para editar as cores do rosto do seu amigo, você deve ir até o menu "Cores" e clicar em "Colorizar". Em nosso teste modificamos o valor de matiz para: 120. Entretanto, se sua foto é colorida, você terá de utilizar outro valor, o qual você irá descobrir movimentando a barra de matiz.

Se houver mais áreas onde apareça a pele do seu amigo, selecione-as e modifique com o mesmo valor de matiz. Agora para realçar mais o aspecto verde de alienígena, você deve selecionar a mesma área do rosto. Vá novamente ao menu "Cores" e selecione os mesmos valores que você visualiza abaixo.




Após todo este trabalho, sua foto deve ficar parecida com a nossa. Se você caprichar, ou pegar uma foto e aumentar os olhos, a foto ficará muito mais legal!




Comentários