As empresas estão de olho em você!

Fonte PUCMINAS


Os processos de recrutamento e seleção envolvem também as redes sociais. É muito comum que ferramentas de busca filtrem os perfis mais aderentes às vagas e, também, que os selecionadores consultem as redes sociais para checar dados da entrevista. Isso quer dizer que você está exposto o tempo todo e que tudo aquilo que você posta pode ser usado a seu favor ou contra você. Então, seu perfil nas mídias sociais merece atenção.
Pensando nisso, elenquei alguns pontos para você, que quer ter um perfil que colabore com a sua busca por uma boa colocação profissional:
  • Evite postagens radicais: Seu perfil público não deve conter postagens de conteúdos radicais, de discriminação, de preconceito, de apologia a drogas ou a comportamentos agressivos, nem postagens irônicas ou debochadas.
  • Conheça as palavras-chave: cada área tem uma terminologia própria e essas terminologias devem estar presentes no seu currículo e nas suas redes, já que as ferramentas de busca se guiam por elas. Então, é preciso que você leia os requisitos das vagas que você almeja para inserir esses termos em suas redes.
  • Compartilhe conteúdo construtivo: não basta brincar, rir, colocar piadas e casos engraçados nas redes sociais. Poste coisas que sejam úteis, que estejam ligados aos seus objetivos profissionais, à sua missão na vida, à sua imagem e àquilo que você deseja mostrar de melhor sobre você.
  • Faça posts relacionados aos seus objetivos profissionais: hoje, a vida profissional já não é mais totalmente separada da vida pessoal. Essa conexão acontece o tempo todo, então é preciso que você se posicione e explicite como é que você alia os seus objetivos profissionais àquilo que você faz na vida, nos seus relacionamentos. Qual é o seu foco de atuação, de preocupação, de atenção? Deixe isso claro em suas redes sociais. Então, quando alguém ouvir determinada palavra-chave vai poder ligá-la diretamente à você.
  • Seja ativo e produza seu próprio conteúdo: mostre seu ponto de vista sobre notícias, cursos e atividades que possam ser úteis para outras pessoas. Não basta só reproduzir e compartilhar conteúdo dos outros.
  • Seja coerente com a imagem profissional que deseja construir: não basta você dizer que é importante ter uma atitude ética se no dia a dia você se gaba por fazer coisas que prejudicam outras pessoas, por exemplo.
  • Registre as suas atividades profissionais: palestras, congressos, visitas técnicas, workshops, registre todos os eventos e experiências profissionais que você participa e comente o que você tirou de positivo dessas situações e experiências.
  • Poste e troque informações com seus contatos: poste materiais que você julgar interessantes e, também, troque mensagens e opiniões com sua rede de contatos. Exponha suas ideias sobre sua área de atuação.
  • Siga contatos e grupos de seu interesse profissional: faça parte de grupos de discussão sobre temas do seu interesseInteraja! Essas trocas possibilitam oportunidades de networking
  • Escreva e publique pequenos artigos na rede: comece a organizar suas ideias em pequenos artigos que mostram a sua visão sobre um determinado assunto. Isso é bom para você porque trabalha as suas ideias, oferece uma oportunidade de discussão e de troca e te coloca como autor, ou seja, na posição de alguém que está produzindo conteúdo.
* conteúdo original produzido para o Projeto Formei, e agora? Para ver e ouvir a professora,clique aqui

Comentários