5 dicas para se manter motivado nos estudos

via Universia Brasil

O desempenho escolar depende muito de sua motivação nos estudos. Confira cinco dicas para se manter motivado e tirar boas notas

O desempenho escolar depende muito de sua motivação nos estudos. Sem perseverança é muito difícil manter-se focado durante o período de provas e entrega de trabalhos. Sua motivação também pode ajudar outros alunos, quando estes tiverem um desempenho ruim em provas ou não conseguirem entender determinada matéria, por exemplo. Na época dos vestibulares então, essa postura é ainda mais importante, pois pode determinar os resultados de suas provas e possível aprovação para a universidade.
Confira as dicas para se manter motivado nos estudos e tirar boas notas:  

5 dicas para se manter motivado nos estudos: 1 - Foque-se nas prioridades

Para se manter motivado é essencial que você evite acumulação de tarefas. Isso pode ser feito logo no começo do período letivo, com o plano de aulas oferecido pelos professores. Você poderá se organizar para separar tempo para as atividades mais importantes, estudar para as provas e completar tarefas extracurriculares.

5 dicas para se manter motivado nos estudos: 2 - Crie novos desafios

Muitas vezes o que pode desmotivar você é a maneira como encara os estudos. Você pode perder tempo em coisas desnecessárias ou repetitivas. Naquilo que puder, procure por maneiras diferentes de realizar as tarefas e aproxime cada vez mais seus interesses pessoais daquilo que estudo na escola ou universidade.

5 dicas para se manter motivado nos estudos: 3 - Estabeleça metas possíveis

Acontece com muitos alunos: eles estabelecem metas no começo do ano e perdem a motivação ao longo do tempo por não conseguir cumpri-las. Para evitar essa situação você deve pensar em objetivos possíveis dentro de sua rotina e personalidade. Por exemplo, não tente encaixar muitas atividades em um único dia se você deseja se dedicar mais aos estudos.

5 dicas para se manter motivado nos estudos: 4 - Conte com o apoio de amigos

Se você tem dificuldades em matemática ou literatura, por exemplo, busque a ajuda de amigos que conhecem melhor essa matéria. Estudar em dupla ou grupo é uma ótima maneira de seu manter motivado e compartilhar dicas. Além de passar mais tempo com seus amigos, você estará melhorando seu desempenho escolar.

5 dicas para se manter motivado nos estudos: 5 - Sistema de recompensas

Para marcar ainda mais suas conquistas, por exemplo, em uma prova ou apresentação, você pode estabelecer um sistema de recompensas, ou seja, a cada nota alta, você ganha algo que gosta, como um passeio, presente ou guloseima.


Autor: Universia Brasil

Comentários