Yahoo e Facebook se juntam para testar a teoria dos "seis graus de separação"

Olhar Digital: Yahoo e Facebook se juntam para testar a teoria dos "seis graus de separação": "Tese ainda não foi provada por ninguém. Objetivo é aproveitar os usuários da rede social para testes"

Small World Experiment

O Yahoo se juntou ao Facebook para testar a famosa teoria dos "seis graus de separação". Chamado de "Small World Experiment", a pesquisa tem como objetivo medir a "distância social" entre duas pessoas estranhas e usar a popularidade da rede social, que conta com mais de 750 milhões de usuários, para esse fim.

Você também pode participar: ao entrar no site, o sistema vai te mostrar um "alvo" - alguém desconhecido, escolhido aleatoriamente. Aí, com base nas características daquele usuário, você precisa apontar um de seus amigos que, provavelmente, a conhecerá - ou saberá um caminho para chegar até ela. A mensagem será passada de amigo para amigo até que chegue no alvo, porém, com o menor número de passos o possível.

A esperança das duas empresas é que muitas pessoas sejam atraídas para o teste. O resultado, afirmam os criadores da experiência, será publicado em uma revista científica.

Reprodução 

A descrição oficial diz: "O Experimento Small World é projetado para testar a hipótese de que qualquer pessoa no mundo pode obter uma mensagem de qualquer outra pessoa, apenas em 'seis graus de separação', passando de amigo para amigo. Sociólogos vêm tentado provar essa afirmação durante décadas, mas ainda não conseguiram".

Para participar, clique aqui.

Comentários