Maior ataque hacker no Brasil partiu da Itália

Catitos News: Maior ataque hacker no Brasil partiu da Itália


A tentativa de invasão por hackers aos sites da Presidência da República, do Portal Brasil e da Receita Federal foi a maior já sofrida pelo país. Segundo o diretor superintendente do Serviço de Processamento de Dados (Serpro), Gilberto Paganoto, foram registrados cerca de 2 bilhões de acessos aos servidores em um horário com acessos “praticamente nulos”, na madrugada de hoje (22). Essa foi a terceira tentativa de invasão este ano. No ano passado foram quatro, mas nenhuma delas maior que a desta madrugada.
A técnica utilizada pelos hackers é chamada de “negação de serviço” (ou DDos, Distributed Denial of Service, na sigla em inglês), que consiste em fazer múltiplas tentativas de acesso ao mesmo tempo. O objetivo é tornar o serviço indisponível. Os sites ficaram fora do ar por uma hora, de 0h40 a 1h40, mas nenhum dano foi registrado.
“Dois bilhões de acesso nesse curto período é um volume muito grande não suportável por qualquer provedor de sites na internet, mas sem dano nenhum a informações. São sistemas que, na gíria da informática, chamamos de robôs, colocados em provedores que ficam gerando os acessos”, afirmou Paganoto.
Segundo a Serpro, os ataques partiram de servidores localizados na Itália. A ação foi reivindicada pelo grupo LuIzSecBrazil, que teria ligações com a organização responsável pelos recentes ataques às redes de videogame Sony e Nintendo, às redes de TV americanas Fox e PBS e a órgãos do governo americano como CIA e FBI.

Por Época

Comentários