Como colocar legendas nos seus filmes e vídeos para gravá-los em DVD

-Confira o passo a passo de como fazer para gerar arquivos de vídeo com legenda embutida.

Fonte: http://www.baixaki.com.br/info/631-como-colocar-legendas-nos-seus-filmes-e-videos-para-grava-los-em-dvd.htm


Se você já baixou algum filme ou vídeo na internet, já deve ter se deparado com arquivos em que a legenda e o vídeo estão separados. O formato é um dos mais populares na web e não é problema algum caso você pretenda apenas assistir a eles no PC.
No entanto, na hora de gravar um arquivo como esse em um DVD ou mesmo assistir na TV, pode ser que você encontre algum problema. Uma das maneiras para solucionar a questão é embutir a legenda no vídeo, gerando um novo arquivo final. O Baixaki ensina o passo a passo para você fazer esse procedimento sem ter muito trabalho.

Pré-requisitos

Para embutir uma legenda em um arquivo de vídeo, vamos utilizar neste tutorial o aplicativo AVI ReComp. Completamente gratuito e com a interface em português, você verá como seu funcionamento é extremamente simples e prático. Por isso, antes de começar, baixe e instale o software.
Avi ReComp
Como o próprio nome indica, o aplicativo trabalha com arquivos no formato AVI. Então para realizar este passo a passo, tenha em seu PC um arquivo desse formato, bem como um arquivo de legenda, na extensão SRT.

Embutindo legenda em vídeos

Depois de instalado, abra o AVI ReComp e selecione a primeira guia no topo da tela, chamada “Origem & Destino” (1). Dentro dela localize a opção “Abrir AVI” (2) e clique sobre ela. Uma nova caixa de diálogo será aberta e nela você deve localizar em qual vídeo deseja incluir a legenda.
Primeiro passo
Em seguida repita o procedimento no campo abaixo clicando sobre o botão “Salvar AVI” (3). Nesse passo você indicará em qual pasta o arquivo final será salvo. Lembre-se de escolher um nome diferente do arquivo original.
Por padrão o aplicativo mantém o tamanho original do arquivo inicial. Porém, caso queira, você pode alterá-lo na opção “Tamanho do AVI”. Basta definir em MB um número maior do que o arquivo original.
Segundo passo
No próximo passo clique na guia “Adicionais” (4). Dentro dela localize a opção “Legendas”. Marque os dois campos “Habilitar / Desabilitar” e “Auto-Load” (5). Clique no botão “Abrir Legenda” e localize o arquivo no formato SRT que deseja embutir no vídeo em questão.
Terceiro passo
Feito isso, localize a opção “Fila” (6), nas guias do topo da tela. Dentro dela clique na opção “Adicionar a fila” (7) para que o novo arquivo entre em processo de execução. Você pode clicar em “Preview” para visualizar como ficará o resultado final antes de concluído o processo.
Resultado final: arquivo único com legenda embutida.
Se estiver tudo certo, clique sobre o botão “Iniciar” (8) e aguarde o final do processo. O tempo de gravação vai variar de acordo com o tamanho do arquivo. Verifique se o arquivo está correto na pasta que você indicou no passo (3).
Se a sua TV tem entrada USB, você pode gravar o arquivo com a legenda embutida em um pendrive e assitir a ele com tranquilidade em uma tela maior. É possível também copiar o arquivo de vídeo mais a legenda, desde que salvos na mesma pasta e com o mesmo nome, para serem executados na TV, mas essa opção não permite que você edite as legendas. Ou seja: você vai vê-las nas cores e tamanhos pré-determinados pelo aparelho.

Comentários