Gimp: Como rejuvenescer

Por Eduardo Karasinski
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Tirando décadas de idade em apenas alguns minutos Quem acha que para voltar no tempo só mesmo máquina do tempo ou plástica, nunca ouviu falar no poder que os editores de imagem têm hoje em dia. Com passos realmente simples e extremamente rápidos você consegue tirar algumas décadas de idade da foto de uma pessoa utilizando o nosso tão conhecido The Gimp.
Não acredita? Então veja você mesmo, no tutorial a seguir:


Para começar, basta abrir a sua foto no Gimp.
Na parte de camadas, arrasta a camada principal para o botão de Duplicar Camada. Uma outra opção é clicar com o botão direito na camada e selecionar a opção Duplicar Camada.
Agora, nessa mesma camada que você acabou de duplicar, vá no menu Filtros > Desfocar > Desfocagem Gaussiana.
Na janela que controla o filtro, coloque cerca de 15 pontos no raio de desfocagem.
A foto irá ficar embassada como na imagem abaixo. Clique com o botão direito na camada desfocada e selecione a opção Adicionar Máscara à Camada.
Na janela que é aberta, deixe marcada a opção Preta (transparência total) e clique em Adicionar.
Agora que a máscara foi criada, selecione o pincel na cor branca. Não se esqueça também de deixar a ponta do pincel esfumaçada, escolhendo o tipo dele.
Passe o pincel em todas as regiões que estão com as marcas de envelhecimento mais evidentes, como em torno da boca e dos olhos principalmente. Isso irá suavizar a região. Então não exagere, e nem passe sobre locais de saliência.
Então, faça isso em todos os lugares que forem necessários (rosto, pescoço, braços etc.).
Agora, para não ficar artificial demais, diminua a opacidade da camada de desfoque para algo em torno de 85 ou 87 (aqui você decide qual a quantidade da textura original da pele você quer manter) e pronto!
É claro que você pode melhorar o resultado dando mais cor ao cabelo da moça (já que era branco, e isso ajuda a envelhecer). — Clique aqui para conferir o tutorial de colorir o cabelo pelo Gimp.
E é claro, você também pode adicionar maquiagem. — Clique aqui e veja como colocar maquiagem em suas fotos usando o Gimp.
Confira o resultado com o processo de transformação:



Pois é. O processo é extremamente simples e baseado em "desfocar" a pele. Claro que há outras técnicas que podem deixar o resultado muito mais perfeito, assim como é possível aplicar filtros diferentes e melhores através do Photoshop. Mas, para uma técnica relativamente simples,  e utilizando o Gimp, talvez já esteja de bom tamanho.

Comentários