Dicas para melhorar a vida útil e duração da bateria do seu notebook ou laptop, portátil,celular e iPod

-

Original: http://www.gusleig.com
04-Sep-2007 às 16:01 | Dicas
 Lowres Pwo0076L
As baterias que vêm no notebooks/laptops, celulares e ipods um dia vão morrer. Literalmente! Isso porque elas tem vida, ou o que chamamos de “vida da bateria”, ou duração, e a cada carga que fizer, a vida dela diminui um pouco. Nos notebooks e maioria dos celulares (menos o iPhone!) você pode comprar outra o que custa muito caro. O problema nos iPods ainda é pior porque é complicado tirar a bateria de dentro dele.
De qualquer forma, utilizar as baterias da maneira correta pode extender e muito a vida útil e ainda pode fazer você economizar um dinheiro pois elas custam muito caro.
Depois de uma pesquisa, resolvi escrever uma lista das dicas mais importantes para economizar a vida útil destas baterias.
1) Calibre a sua bateria. O que é isso? Significa descarregar a bateria toda e carrega-la novamente. Simplesmente use a bateria até ela acabar. Faça isso uma vez por semana. Se o equipamento é novo, faça isso 2-3 vezes seguidas, ou seja, utilize até descarregar e carregue três vezes seguidas.
 Images Life-Temp
2) Fique no frio. Temperaturas quentes fazem as baterias gastar mais. Se você usa o laptop no colo e notar que está esquentando suas pernas, com certeza está gastando mais rápido sua bateria. Para minimizar isso, não trabalhe por muito tempo assim, faça pausas. Existem apoios para laptops que impedem o contato direto com o corpo.
 Wp-Content Uploads 2006 08 Ld Poweradvanced
3) Se o seu notebook possui perfis de utilização da bateria, escolha o modo “bateria mais longa” nas configurações de energia do Windows por exemplo.
4) O brilho do seu monitor afeta diretamente a vida da bateria. Diminua o brilho e gaste menos bateria. Nos ipods cada vez que você troca de música e a tela acende, você está gastando mais bateria do que devia. No Pc tem um aplicativo grátis que faz isso automaticamente o Power Dimmer.
5) Feche aplicações que não esteja utilizando.
6) Use o modo Hibernar (hibernate) ao invés de suspeder (stand-by). No Windows Opções de energia - Editar Configurações do Plano - Suspender a atividade do computador.
7) Não use o leitor de CD ou DVD e mesmo que não estiver utilizando, não deixe a mídia dentro do leitor pois o sistema operacional sempre tentará ler. 8) Desconecte periféricos dispensáveis. Nos notebooks use o trackpad ao invés de um mouse.
9) Desligue o bluetooth ou redes Wireless (sem-fios) se não estiver utilizando.
10) Diminua os recursos visuais como gráficos pesados e funções mais elaboradas do sistema operacional que precisem de processamento e principalmente disco (HD). Quanto mais usar o HD mais bateria será gasta.
11) Desfragmente seu HD regularmente.
12) Use o carregador original ou com especificações que atendam as que o fabricante recomenda.
13) Use um programa para auxiliar-lo a acompanhar a vida da sua bateria. No mac eu uso o Coconut battery e também o black light que inverte o contraste do monitor. Para Pc existem vários. No Windows vista existe o “Vista Battery Saver”.
14) Compre mais memória RAM. Hoje em dia eu diria que você deve ter no Pc no mínimo 1GB de RAM. Quando não há memória RAM, o Windows usa o HD o que suga toda a energia da bateria.
15) Antes de comprar seu notebook, pesquise sobre a capacidade da sua bateria, se dá pra comprar ela no mercado e veja quanto custa. Isso dá mais valor ao alto investimento de se comprar um notebook. A mesma coisa serve para celulares ou qualquer aparelho que use baterias recarregáveis.
Existem muitos mitos sobre baterias, tipo coloca-las no freezer para melhorar o desempenho ou também que se você ficar com o notebook conectado na energia elétrica por muito tempo estraga a bateria. Isso é mentira, o que mais estraga a bateria é você não usa-la.
Eu uso muito minha bateria, utilizo o programa grátis Coconut battery para ver a vida dela indo embora.
Coconut Battery Life
Talvez esfriar a bateria no freezer quando tiver muito quente até faça sentido mas o risco de molha-la não vale a pena.
Fontes/imagem:
Imagem
Battery Life and How to Improve it

Veja também nesse Blog: Mito ou verdade: recarregar a bateria muitas vezes ao dia estraga o aparelho utilizado?

Comentários