Truques do Gimp: como fazer o seu próprio planeta

Por Eduardo Karasinski
segunda-feira, 21 de julho de 2008

Se você já está cansado do mundo em que vivemos, por que não criar um mundo que seja só seu? Aí vão alguns passos muito fáceis para você construir o seu próprio planeta no The Gimp, a partir de apenas uma foto panorâmica.

Crie o seu próprio planeta.

1. Abra o Gimp com uma foto panorâmica. Dê preferência a panoramas de cidades que têm o céu aparecendo, como a que utilizaremos aqui. Quanto maior for o ângulo da foto tirada (como 360 graus), melhor.

Abra seu Gimp com uma foto panorâmica.

2. Clique no menu do topo em Imagem > Redimensionar Imagem.

Vá até imagem e clique em redimensionar.

3. Na caixa que abrirá, primeiro desmarque o ajuste automático clicando no ícone mostrado na imagem (1). Logo em seguida, modifique o valor da altura da imagem, de modo que fique igual à largura (2). Ex: 552 pixels de largura e 552 pixels de altura. Dessa forma, a imagem provavelmente ficará quadrada.

Desmarque a opção da corrente e deixe os valores iguais.

4. É provável que a sua foto esteja esticada, quadrada e feia. Mas tudo bem, pois é normal. Em seguida, clique em Imagem > Transformar > Espelhar Verticalmente. Assim, sua imagem ficará de ponta cabeça.

Inverta verticalmente a foto.

5. Agora vá ao menu Filtros > Distorções > Coordenadas Polares.

Entre no menu de filtros e coordenadas polares.

6. Na caixa aberta, deixe a "profundidade do círculo em porcentagem" com 100, ou seja, no máximo. O ângulo você também pode modificar de acordo com a sua vontade, para girar o planeta.

Adicione coordenadas polares para deixar com cara de planeta a sua foto.

7. Seu mundo está quase pronto. Agora você pode fazer alguns ajustes, utilizando a ferramenta de desfocar e de borrar, principalmente na parte em que foi feita a junção na hora de criar o planeta.

Faça ajustes para deixar mais bonito o seu planeta.

Pronto! Agora você também pode fazer o que for necessário para deixar a sua imagem mais bonita e parecida com um planeta.

Agora o seu planeta já está pronto!

Comentários